Backup e Restore – Procedimentos e Valores

Temos 4 sistemas de backups, para cada tipo de serviço. São eles:

Backup de Sites (arquivos / FTP)

Realizamos backup de todos os arquivos dos sites, uma vez ao dia (de madrugada, entre 1:00 e 4:00, não dando para precisar o horário certo pelo alto volume de backups).

E armazenamos os últimos 4 dias. Ou seja, você pode pedir o restore da última madrugada (do dia da solicitação), da madrugada do dia anterior (de ontem), da madrugada de 2 dias atrás (de antes de ontem) ou ainda da madrugada de 3 dias atrás (de antes, de antes de ontem).

Pelo alto volume de arquivos, não conseguimos reter por mais dias os backups pois ocupam diversos terabytes (Tb) em nossos sistemas de backups.

Ou seja, caso você deletar arquivos “sem querer” em uma sexta feira, você pode solicitar o restore na própria sexta feira a até a próxima segunda feira (dentro do horário comercial), que teremos backup com os arquivos desejados.

Já a partir de terça feira (ou para solicitações na segunda feira fora de horário), não teremos como atender uma vez que o backup mais antigo na terça feira seria o da madrugada de sexta para sábado, onde já não tinha mais os arquivos desejados.

O solicitar o restore, todos os arquivos do site (que constam no FTP) serão substituídos pelo backup, perdendo qualquer alteração realizada entre a data do backup com a restauração. Caso necessite, você pode solicitar que o restore seja realizado em uma pasta à parte, para que seu webmaster copie os arquivos desejados, sem substituir os demais. Cuidado apenas com essa forma pois poderá ultrapassar seu limite de uso de disco estipulado no plano de hospedagem.

Backup de Sites (MySQL)

Realizamos backup dos databases do MySQL uma vez ao dia (a 1:00 da madrugada, mas pela quantidade de bases, alguns podem ir para o backup após as 1:30 por exemplo).

E armazenamos os últimos 4 dias. Ou seja, você pode pedir o restore da última madrugada (do dia da solicitação), da madrugada do dia anterior (de ontem), da madrugada de 2 dias atrás (de antes de ontem) ou ainda da madrugada de 3 dias atrás (de antes, de antes de ontem).

Ou seja, da mesma forma que no caso dos arquivos (FTP) do site, caso você deletar alguma tabela em uma sexta feira, você pode solicitar o restore na própria sexta feira a até a próxima segunda feira (dentro do horário comercial), que teremos backup com a base completa.

Já a partir de terça feira (ou para solicitações na segunda feira fora de horário), não teremos como atender uma vez que o backup mais antigo na terça feira seria o da madrugada de sexta para sábado, onde já não tinha mais a tabela desejada.

O solicitar o restore, todo o database é restaurado, com todas as tabelas e todo o seu conteúdo, perdendo qualquer alteração realizada entre a data do backup com a data da restauração.

Backup de E-mails

Realizamos backup de todas as contas de e-mails de todos os domínios uma vez ao dia (a 00:00 começa o backup, mas pela quantidade de contas, o processo pode levar horas de forma que alguns emails irão para o backup somente perto das 5:00 da manhã).

Porem, diferentemente dos backups de sites (arquivos ou mysql), este não temos como armazenar múltiplas cópias, sendo armazenado apenas UMA ÚNICA. Ou seja, você pode pedir o restore da última madrugada (do dia da solicitação) apenas.

Exemplificando, caso você deletar uma conta ou seu conteudo (pasta, emails, etc), você pode solicitar o restore NO MESMO DIA, que teremos backup com a conta completa. Caso solicitar no dia seguinte, o backup já foi sobreposto com o da última madrugada, onde sua pasta ou emails já haviam sido deletados.

O solicitar o restore, toda a sua conta é restaurada, com todos os e-mails dentro, pastas, etc, perdendo qualquer alteração realizada entre a data do backup com a data da restauração (e-mails recebidos ou enviados após a madrugada, horário do backup, até a data que foi feito o restore, se perderão).

Vale destacar que backups de e-mails é um plus que a Specialist oferece, uma vez que os concorrentes não dispõem de backups de emails, apenas backups dos sites. Ou os que dispões de backups de e-mails cobram para ter o backup e não apenas para restaura-los (ou seja, você precisaria ter contratado antes a solução de backup, diferentemente de nós que fazemos o backup por padrão para todos os clientes, mesmo com o menor dos planos de hospedagem).

Caso precise de um mais backups, você pode contratar à parte a solução de Backup e Monitoria dos e-mails, a fim de não perder nenhuma mensagem.

Backup de TeamSpeak3

Todas as segundas feiras é feito um backup de todos os servidores de TS3, sendo salvo toda a configuração e personalização que o cliente realizou.

Armazenamos os últimos 4 backups, ou seja, as últimas 4 segundas feiras.

Ao solicitar o restore, o servidor do cliente é desligado, feito o restore e religado, voltando ao que estava exatamente igual na data do backup.

Valores por Restauração

Restore dos arquivos (FTP) do site: R$ 15,00 por solicitação/site
Restore do MySQL do site: R$ 15,00 por solicitação/database
Restore de uma conta de E-mail: R$ 25,00 por solicitação/conta
Restore do TS3: R$ 0,00 na primeira solicitação e R$ 5,00 nas próximas (no mesmo mês)

Como solicitar?

Basta acionar nosso suporte técnico solicitando o backup desejado na data desejada.

Caso o pedido contenha informações erradas ou venha faltando dados, iremos enviar uma confirmação ou solicitação de esclarecimento, portanto, fique de olho em suas mensagens após solicitar o backup para acabar não perdendo o prazo.

Compartilhe isso:

Matérias relacionadas: