Configurar Agenda no Thunderbird

Você deve seguir essas instruções se realizou as etapas citadas em https://specialist.srv.br/calendarios-agendas-em-multiplos-dispositivos/ e tenha em mãos a URL LONGA, USUÁRIO e SENHA anotados dessa etapa.

1- Verificando sua versão do Thunderbird

Os novos Thunderbird já vem com o plugin (addon) “Lightning”, responsável pela Agenda/Calendário, mas se tiver sido removido na sua versão, você precisará instalar ele manualmente.

Clique em “Ferramentas” e depois em “Extensões”. Na tela irá aparecer alguns plugins recomendados, ao lado temos a opção de “Extensões.” Clique nele. Caso aparecer o “Lightning” ao lado, quer dizer que você já tem ele instalado, pule para o item 2 abaixo, mas caso não apareça, coloque “Lightning” no campo “Encontrar mais extensões” e clique em procurar. Ao achar, basta clicar nele para instalar. Feche a abra novamente o Thunderbird e você já estará com o plugin instalado.

Como na imagem abaixo, mostra que o Lightning está instalado.

Configurar Agenda no Thunderbird 1

2- Criando a Configuração

Dentro do Thunderbird, clique em “Eventos e tarefas” e depois em “Agenda”. Será aberto a agenda pessoal do Thunderbird (sem vínculo com o servidor, você pode inclusive removê-la depois, para facilitar e não confundir).

Clique com o botão direito do mouse em cima da lista de agendas (como na imagem abaixo, item 1) e clique em “Nova Agenda” (item 2).

Configurar Agenda no Thunderbird 2

No tipo de agenda, escolha “Na rede” e clique em avançar.

Escolha a opção “CalDAV” e no campo usuário coloque o usuário que você anotou no processo de criação da conexão.

E no campo “Local”, coloque a URL LONGA. Como na imagem abaixo.

Configurar Agenda no Thunderbird 3

Clique no avançar e no campo “Nome”, coloque o nome da sua agenda. Recomendamos usar o mesmo nome dado na conexão ou a sua agenda, no nosso exemplo (e padrão) seria “Agenda Padrão”, isso facilitará depois caso você tenha várias agendas diferentes, para não confundir qual é qual.

Mude a cor se desejar (embora você possa editar isso depois) bem como deixe ativado o item “Exibir lembretes”.

No campo “e-mail”, selecione sua conta de e-mail que foi usada para a criação do CalDav (via webmail), note que o e-mail já deve estar configurado no Thunderbird corretamente (enviando e recebendo e-mails por ele). Caso tenha mais de uma conta, certifique-se de selecionar corretamente a conta neste campo, caso contrário, os convites (invites) não funcionarão no seu e-mail.

Clique novamente no avançar e concluir. Será exibido uma tela pedindo o usuário e senha do “SabreDav”, o usuário já deve vir preenchido com o usuário que você tem anotado e que foi colocado na configuração telas atrás (apenas certifique-se que o usuário esteja escrito corretamente). Coloque sua senha que você criou no momento da conexão. E clique em OK.

Entre na configuração da Agenda recem criada (efetuando um duplo click em cima da “Agenda Padrão”, ou no nome que você escolheu) e veja se aparece a opção “Prefer client-side email scheduling”. Se aparecer, certifique-se que ela NÃO esteja marcada (sem o tick). E clique em OK.

3- Tudo pronto

Caso você tenha eventos na agenda, os mesmos deverão aparecer na agenda do Thunderbird, assim como quaisquer eventos que você cadastrar no Thunderbird deverão aparecer (minutos depois) no webmail ou em outros dispositivos que você configurou o CalDav.

Compartilhe isso:

Matérias relacionadas: