Configurar Agenda no Outlook

Você deve seguir essas instruções se realizou as etapas citadas em https://specialist.srv.br/calendarios-agendas-em-multiplos-dispositivos/ e tenha em mãos a URL LONGA, USUÁRIO e SENHA anotados dessa etapa.

1- Instalar o “Outlook Synchronizer”

Como o Outlook nativamente não suporta o protocolo CalDav, precisamos instalar um pequeno plugin chamado “Outlook Synchronizer” para que ele dê suporte. Esse plugin funciona em várias versões diferentes de Outlook e Windows, porém a recomendação é sempre usar Windows 10 (64 bits) com Outlook 2016 ou mais novo (embora ele dê suporte ainda às versões 2013, 2010 e até mesmo a 2007).

Baixe o plugin diretamente no site oficial do mesmo em https://caldavsynchronizer.org/ e clique em “Download”, role a tela para baixo até aparecer a versão mais nova e clique no download no formato .zip.

Com o Outlook fechado, abra o .zip baixado e extraia os arquivos para seu desktop, por exemplo. Entre na pasta criada e execute o “setup.exe”. Basta aceitar, confirmar e ir avançando, não precisa se preocupar em mudar nenhuma configuração dele no processo de instalação.

Após sua instalação, abra o Outlook, ele deverá confirmar a instalação do plugin Synchronizer, basta você aceitar. E irá aparecer uma nova aba nas opções do Outlook chamado “CalDav Synchronizer”, indicando que sua instalação foi um sucesso.

2- Criar Profile / Configuração

Dentro do Outlook, clique na nova aba “CalDav Synchronizer” (item 1 da imagem abaixo).

Clique em “Perfis de Sincronização” (item 2 da imagem abaixo).

Configurar Agenda no Outlook 1

Na janela que abrir, clique no “+” para adicionar novo perfil (item 3 da imagem abaixo). Escolha a primeira opção “CalDAV/CardDAV genérico” (item 4) e clique no OK, como na imagem abaixo.

Configurar Agenda no Outlook 2

Abrirá uma nova janela para configurar o CalDAV.

Em “Nome” preencha com o nome da sua agenda, recomendamos usar o mesmo nome dado na conexão ou a sua agenda, no nosso exemplo (e padrão) seria “Agenda Padrão”, isso facilitará depois caso você tenha várias agendas diferentes, para não confundir qual é qual.

No campo “Pasta Outlook” clique nos “…” ao lado e escolha “Calendar”.

Coloque um X no item “Sincronizar itens imediatamente após a mudança”.

Em “URL DAV” coloque a “URL LONGA” que você anotou quando criou a conexão.

Em “Nome de Usuário”, coloque o usuário anotado antes.

Em “Senha”, coloque a senha que você criou/cadastrou.

Em “Endereço de Email” coloque o seu e-mail, que foi usado para a criação do CalDAV. Não deixe esse campo em branco, você PRECISA COLOCAR seu e-mail, caso contrário o controle de convites não irá funcionar corretamente. Lembrando também que seu e-mail (o mesmo usado na agenda) já deve estar cadastrado e em funcionamento neste Outlook. Caso contrário poderá ocorrer erros nos convites da agenda.

Clique em “Testar ou descobrir configurações” e deverá aparecer um popup escrito “teste de conexão bem-sucedido”.

Abaixo uma imagem exemplo dessa tela de configuração com todos os campos preenchidos e com o popup mostrando “sucesso” na configuração.

Configurar Agenda no Outlook 3

Clique OK nessa janela. E agora em OK novamente na tela de configuração.

3- Tudo pronto

Caso você tenha eventos na agenda, os mesmos deverão aparecer na agenda do Outlook, assim como quaisquer eventos que você cadastrar no Outlook deverão aparecer (minutos depois) no webmail ou em outros dispositivos que você configurou o CalDav.

No Outlook, ao criar o evento com convidados, lembrar de clicar no ENVIAR e não apenas fechar a janela (salvando mas sem enviar).

Compartilhe isso:

Matérias relacionadas: