Apelidos e Redirecionamentos de e-mails e domínios

Você sabe quando usar um Apelido de E-mail? E Alias de Domínio? E redirecionamento de e-mail? Iremos neste post tentar explicar o que é cada um desses itens que tanto confunde os usuários.

Redirecionamentos e Apelidos de E-Mail

Redirecionamento de e-mail é quando você configura que uma determinada conta (exemplo [email protected]) seja redirecionada para outra conta como [email protected], assim quando alguém enviar uma mensagem para o [email protected], a mensagem irá parar na conta do [email protected]

Uma grande vantagem de um redirecionamento é poder redirecionar para mais de uma conta ao mesmo tempo, assim no exemplo acima, o email enviado para o [email protected] poderia ser redirecionado para o [email protected] e para o [email protected] ao mesmo tempo. Bem como é possível definir que o email deva continuar na conta original, no exemplo, na conta do [email protected], mesmo sendo redirecionado, para que ele possa ter acesso ao email também (por exemplo, para o caso dele estar de férias mas querer ver os emails recebidos depois quando retornar, mesmo tendo sido redirecionados a outro colaborador durante suas férias).

Com o redirecionamento você pode inclusive redirecionar as mensagens que chegam para um endereço externo, de outro provedor (outro domínio).

Já um apelido é basicamente um redirecionamento porém de UM para UM e sempre dentro do MESMO domínio, ou seja, você pode definir que [email protected] é um apelido da conta [email protected], assim quando uma mensagem for enviada ao [email protected] ela irá cair na conta do [email protected] Porém não pode ser encaminhado para mais de uma conta ao mesmo tempo como no caso do redirecionamento tradicional.

Mas a grande vantagem é ser ilimitado em todos os nossos planos. Ou seja, você pode criar quantos apelidos desejar, diferentemente do redirecionamento que a conta precisa existir para ser criado o redirecionamento, ocupando uma conta em seu plano.

Redirecionamentos e Apelidos de Domínios (Alias de Domínio)

Já o Redirecionamento de domínio ou Apelido de Domínio ou ainda, como conhecido por nós tecnicamente, “Alias de Domínio”, é quando o domínio todo é espelhado ou redirecionado em outro.

É como se fosse um redirecionamento avulso de cada conta que existe no domínio principal, mas copiada no domínio secundário e feito o redirecionamento para a conta do domínio principal.

Por exemplo, se você tem o dominio minhaempresa.com.br e tem o dominio Alias empresa.com.br, para cada conta de email que você criar no @minhaempresa.com.br vai ser criado uma conta de mesmo nome no domínio @empresa.com.br e feito o redirecionamento para a conta @minhaempresa.com.br, assim quem mandar email no endereço [email protected] por exemplo irá cair no [email protected] automaticamente.

A grande vantagem de usar Alias de Domínio é quando sua empresa tem um nome que pode ser abreviado ou que tenha variações na forma de escrever ou ainda com extensões diferentes (como .com, .net.br e outros) e você pode criar os domínios e pedir para que eles sejam Alias do principal, praticamente sem custo extra.

Como eu cadastro um redirecionamento ou apelido?

Para criar apelidos de emails, isso deve ser feito dentro do Painel de Controle (PDC), via administrador.

Já para redirecionamentos de emails, tanto o administrador pode criar (em qualquer conta) como o próprio usuário pode fazê-lo, acessando o PDC com seu email e senha.

Note também que é possível criar pelo Webmail um filtro de mensagem fazendo um redirecionamento, porém este focado para endereços do mesmo domínio, ou seja, se seu email é [email protected], o redirecionamento via filtro no webmail deve ser para [email protected] Para redirecionar para @outrodominioqualquer deve ser usado o PDC obrigatoriamente.

Para criar Alias de Domínio, isso deve ser solicitado para nós, abrindo um chamado em nosso suporte técnico, uma vez que precisamos cadastrar o novo domínio, criar seu DNS e tudo mais.

Como eu envio um email como sendo de uma conta apelido (do mesmo domínio)?

Se o apelido for entre contas de e-mails apenas, basta criar uma nova identidade em seu outlook ou o programa de email que utilizar, de modo que o “from” (ou “De”) contenha o endereço desejado (do apelido). Demais campos como user/senha não são alterados e deve ser usado da conta principal. Assim na hora de enviar o email, o campo “De” vai estar com as opções para escolher, entre seu e-mail principal e a da conta apelido. Por ser a mesma conta você deve deixar configurado para não baixar os emails, senão serão duplicados na sua caixa de entrada, uma vez que todo o conteúdo dos emails são os mesmos.

Caso use o webmail, basta ir em Config, Identidades e clicar no Criar. Preencha os campos com o nome e e-mail desejado. Assim na hora de enviar uma mensagem irá aparecer a opção para escolher de qual conta enviar, da principal ou do apelido.

Como eu envio um email como sendo de uma conta de um Domínio Alias (de domínios diferentes)?

Caso use um outlook (ou outro programa de email) basta criar uma nova conta ou identidade usando o email no domínio Alias tanto no campo de email como na parte de autenticação (usuário/senha). Por ser a mesma conta você deve deixar configurado para não baixar os emails, senão serão duplicados na sua caixa de entrada, uma vez que todo o conteúdo dos emails são os mesmos.

No webmail, basta você entrar no webmail com o email da conta do domínio Alias e sua senha. Exemplo: Se o email principal for [email protected] e o Alias for [email protected], no webmail basta efetuar o login como sendo [email protected] e sua senha (a mesma do [email protected]). Os emails que irão aparecer nas pastas serão os mesmos da conta principal, porém qualquer personalização, incluindo catálogo de endereços e regras/filtros de emails ou do antispam serão diferentes, ficando uma para o principal e outra para a conta do domínio Alias.

Observações Gerais

No caso de Domínios Alias, é bom lembrar que apenas as mensagens enviadas/recebidas são redirecionadas para a conta principal, toda e qualquer configuração de antispam, como endereços na blacklist e whitelist ou catálogo de endereços (dentro do webmail) são tratados separadamentes.

Inclusive a conta [email protected] passa a ser duas distintas para as personalizações. Então caso tenha uma blacklist e whitelist personalizada no [email protected], ela não valerá para o [email protected], precisando entrar no webmail como sendo [email protected] e criar as listas backlist e whitelist lá também. Idem para o catálogo de endereços globais.

Caso utilize listas de distribuição (em desuso na Specialist), você deve usar a lista SEMPRE no domínio principal e nunca como @domínio secundário.

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