O que é DomainKeys/DKIM e DMARC?

DKIM é uma especificação do IETF que define um mecanismo para autenticação de e-mail baseado em criptografia de chaves públicas. Através do uso do DKIM, uma organização assina digitalmente as mensagens que envia, permitindo ao receptor confirmar a autenticidade da mensagem. Para verificar a assinatura digital, a chave pública é obtida por meio de consulta ao DNS do domínio do assinante.

Ao contrário do SPF, que verifica somente o envelope (email do remetente), o DKIM verifica o cabeçalho todo da mensagem.

Todos os servidores da Specialist envia os emails com assinaturas DKIM no cabeçalho assim como validamos todas as assinaturas recebidas.

Já o DMARC é uma sigla em inglês para “Mensagem Baseada em Domínio de Autenticação, Relatório e Conformidade”, é uma proposta de normatização para garantia de autenticidade de um e-mail, e tem sido muito bem aceita e largamente adotada, inclusive por grandes players como Google (gmail) e Microsoft (hotmail). É como se fosse um complemento ao DomainKey e ao SPF (este já possuímos desde 2005, muito antes dos concorrentes, conhecido em alguns lugares erroneamente como SenderID).

Para mais informações sobre DKIM veja https://antispam.br/admin/dkim/ e para SPF/SRS veja https://antispam.br/admin/spf/

Compartilhe isso:

Matérias relacionadas: