Aplicações legadas que enviam email sem suporte ao SSL ou TLS/STARTTLS

Como ainda existem aplicações antigas sem suporte ao SSL/TLS no SMTP ou ainda com suporte muito limitado, usando por exemplo versões de TLS/SSL antigas ou ainda com o uso de ciphers fracos e obsoletos, para contornar esse problema e fazer a aplicação funcionar 100% com nosso SMTP (que utiliza SSL/TLS a anos), existe uma solução que pode ser aplicada ao computador do usuário (que roda a aplicação com problemas de envio de emails), chamado de EMAILRELAY.

A única exigência é o Windows que roda essa aplicação esteja atualizado, se possível Windows 10, mas pode funcionar com Windows 7 ou 8 se estiver com os patches (windows update) em dia, veja mais sobre isso em https://specialist.srv.br/problemas-emails-e-winxp/

Exemplos de aplicações nessas situações temos alguns sistemas de emissão de nota fiscal eletrônica, que embora esteja ainda com suporte ativo do fornecedor, o mesmo não implementou SSL/TLS corretamente nos envios de emails. Ou de impressoras multifuncionais que enviam emails automaticamente após scanear uma página e ela não suporta essa tecnologia, entre outros.

Para isso usaremos um pequeno programa, de terceiro, que tem como finalidade receber o email da aplicação antiga, e reenviar para nosso SMTP corretamente. Para isso, siga esses passos:

  • Baixar, no mesmo PC que roda a aplicação com problemas, o software https://sourceforge.net/projects/emailrelay/ Note que é um programa de terceiro, sem vínculo com a Specialist (use por sua própria conta e risco).
  • Extraia o .zip baixado em seu desktop por exemplo e execute o arquivo emailrelay-setup.exe (procure por esse dentro da pasta extraída).

Será aberto um assistente de instalação e configuração. Preencha exatamente como segue abaixo:

1- Clique em Next na primeira tela (tela de introdução “EmailRelay”).

2- Aceite os termos e novamente clique em next (tela “License”).

3- Mantenha o padrão nos caminhos de instalação ou altere apenas se souber o que está fazendo. Clique em next (tela “Directories”).

4- Na tela “Installation type”, deixe marcado “SMTP server” apenas. E no campo “Mail Forwarding”, selecione “Synchronously”. Clique em next.

5- Na tela “SMTP Server”, temos 2 itens para ser alterado:

5a- Na opção de porta, se sua aplicação tiver opção de colocar a porta do SMTP, como 587 ou outra, coloque 587 aqui. Mas caso sua aplicação seja tão antiga que sequer tem a opção de mudar a porta, mantenha em 25 (que era a porta usada para o SMTP na década passada).

5b- Na opção de autenticação, se sua aplicação tiver opção de setar o email e senha para autenticação, vamos colocar aqui também, ativando o item “Require authentication” e coloque em “Name” o seu email completo ([email protected]) e a sua senha. Caso sua aplicação não tiver opção de configurar o user e senha (pedindo apenas o user ou email por exemplo), NÃO selecione o item “require authentication”.

Clique em next.

6- Na tela “SMTP client” coloque no hostname do remote server o endereço smtp.seguromail.com.br e na porta altere para 587. Ative o item “Supply authentication” e coloque no “name” seu email completo e a sua senha no campo “password”. Por fim, ative o item “Use TLS/SSL encryption” e deixe marcado o “STARTTLS” ao lado. Clique em next.

7- Na tela “Filters”, deixe em branco (sem marcar nada) e clique em next.

8- Na tela “Logging”, mantenha o padrão (o que já vem pré-marcado) e clique em next.

9- Na tela “Connections”, deixe marcado o “all interfaces” e NÃO marque a opção “Allow remote clients”, ficando SEM o tick ai mesmo. Clique em next.

10- Na tela “Server startup”, selecione “At system startup” e “add to start menu” (essa opçao já deve estar marcada por padrão, apenas confirme se está). Clique em next.

11- Na tela “Ready do install”, clique em “finish”.

12- Na tela “Installing”, após alguns segundos, observe se apareceu algum erro ou se ele concluiu com sucesso, e neste caso clique no “close”.

Reinicie seu micro. Ao entrar no windows, deverá aparecer um novo ícone ao lado do relógio, trata-se do email relay que acabamos de instalar.

Abra sua aplicação problemática agora e configure ela desta forma:

No campo de SMTP, ao invés de usar smtp.seguromail.com.br, use 127.0.0.1

Na opção de porta, caso tenha essa opção, coloque 587 ou 25 (depende de como você configurou acima no item 5a).

Coloque seu email normalmente e caso tenha opção de senha, coloque também sua senha (assim como foi feito na opção 5b acima).

Caso na aplicação tenha as opções de SSL ou TLS ou STARTTLS, como não funciona corretamente (tanto que estamos fazendo essa manobra), deixe essas opções DESMARCADAS.

Salve a configuração e tente fazer um envio de email pela aplicação. Deverá funcionar como se ela estivesse enviando com SSL/TLS para nós, sendo transparente o envio e 100% automático.

Qualquer dúvida, entrar em contato.

Att,
Specialist Linux Solutions

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